top of page
IMG_6922.JPG

Sobre nós

Consumimos e produzimos comunicação todos os dias, mas será que sabemos como ela é feita ?

O Observatório Livre - Informação e Mídia (OLIM) é uma organização universitária independente, criada e produzida em território paraense. O OLIM surgiu de uma série de inquietações geradas a partir da divulgação do Projeto de Lei (PL) n° 701/2024, no dia 11 de dezembro de 2024, proposta pelo Governo do Estado do Pará. Dentre outras ações, o PL prevê a extinção e a dissolução de instituições vitais para a manutenção de um espaço midiático de cunho democrático e livre, como a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Fundação Cultural do Pará (FCP), em nome de uma chamada “reestruturação da administração pública”.

 

À vista dos recentes ataques à Comunicação Pública no Pará e às incertezas quanto às futuras decisões governamentais, o OLIM surge como uma comunidade pensada nos princípios básicos dos estudos comunicacionais: o de tornar-se comum. Este é um espaço criado com o intuito de ir além de meramente informar: temos a missão de tornar pública todas as notícias, Projetos de Lei, dados e todo material que possui relação com a comunicação no Pará e no Brasil.

Ao abrir o debate, o OLIM se torna uma plataforma transmidiática para produção e disseminação de conteúdo devidamente apurado, que visa receber denúncias, coletar opiniões, dividir conhecimentos e fortalecer os direitos que já são escassos no campo da comunicação.

Somos uma plataforma que surge da necessidade de denunciar o sucateamento das instituições públicas de comunicação. Acreditamos em uma comunicação livre, não apenas no sentido da livre expressão. Sobretudo, acreditamos na comunicação livre de censuras, de amarras e de “projetos” de “governantes” que atuam em prol da ganância e do apagamento de memórias de um território inteiro. O OLIM propõe-se a ir além.

bottom of page